domingo, 28 de agosto de 2016

INFORMATIVO DO MOVIMENTO DE OCUPAÇÃO DO CEEPS ADÉLIA TEIXEIRA



Os estudantes do CEEPS Adélia Teixeira vêm a público informar a atual situação em que se encontra o movimento de ocupação no referido colégio.
            A ocupação que foi iniciada no dia 08 de agosto de 2016, portanto, há 22 dias, foi um movimento independente surgido a partir da inconformidade dos estudantes com a situação em que se encontra o colégio. Por se tratar de um centro de educação profissionalizante em saúde, a situação alcançou um nível de precariedade tão profundo que não restou aos estudantes outra alternativa que não a ocupação, para chamar a atenção da sociedade e pressionar o governo através de uma pauta reivindicatória com algumas exigências que permitissem o mínimo de condições para continuidade dos cursos. 
            Ao longo dos 22 dias de ocupação foram realizadas uma infinidade de atividades como aulões sobre temas como o direito de se manifestar, a historicidade dos movimentos estudantis,, oficinas de Midialvrismo, produção de cartazes, além de manifestações nas ruas da cidade; inserção nos meios de comunicação para informar sobre a situação, levantamento de dados e elaboração de documentos de denúncias os quais foram encaminhados ao governo do Estado, ao Ministério Público e a Secretaria Estadual de Educação; audiências com governador do Estado, núcleo regional de educação, Secretaria Estadual de Educação para apresentação das denúncias e encaminhamento das reivindicações.
            Até o momento algumas das reivindicações já foram atendidas total ou em partes, outras estão em vias de conclusão e outras ainda estão dentro de um cronograma apresentado pela Secretaria Estadual de Educação para serem cumpridas, a saber:
LABORATÓRIOS – Foram disponibilizadas duas salas do Colégio Luiz Eduardo Magalhães – Modelo, as quais já estão em fase de conclusão das reformas e adaptações para o funcionamento dos laboratórios de segurança do trabalho e enfermagem; foi disponibilizado o laboratório de ciências do referido colégio para funcionar também como laboratório do curso de análises clinicas; foi elaborado uma lista dos equipamentos necessários para o funcionamento dos laboratórios os quais serão adquiridos com recursos do caixa escolar.
INFRAESTRUTURA DO CEEPS ADÉLIA TEIXEIRA – Foi adquirido pela escola mais um reservatório de água, ampliando a capacidade de reserva, o que garantirá o funcionamento normal mesmo nos dias de racionamento; Foi realizada a limpeza dos reservatórios e instalação de uma bomba para o abastecimento dos tanques superiores; A Secretaria Estadual de Educação se comprometeu a instalar mais um tanque com capacidade de 10.000 litros, suprindo assim a demanda, inclusiva para possível funcionamento de hidrantes.
Foram realizadas várias visitas de uma equipe de engenharia da Secretaria Estadual de Educação que resultou na interdição de duas salas as quais serão reformadas para a instalação do laboratório de nutrição e dietética.
A SUPROF (Superintendência de Desenvolvimento da Educação Profissional da Secretaria da Educação do Estado da Bahia) já adquiriu 40 computadores e balanças pediátricas as quais já foram enviadas para a escola; novos equipamentos de multimídia serão adquiridos com dinheiro do caixa escolar.
ESTÁGIO – Dos 20 professores que foram solicitados para orientação de estágio já foram contratados oito com carga horária de 40 horas semanais os quais irão orientar os estágios de enfermagem priorizando as turmas do quarto ano e em seguida os alunos por ordem prioritária através de critérios que serão discutidos com a direção da escola. A SEC se comprometeu a ampliar o quadro através de uma nova seleção que será realizada pelo Estado.
            A Secretaria Estadual de Educação apresentou um cronograma com as datas limites para a resolução das pautas apresentadas pelos estudantes conforme segue:
           
·         Entre os dias 29 e 30 de agosto será realizado o processo licitatório para a contratação da empresa que fará a reforma da estrutura física do CIEPS Adélia Teixeira, a empresa deverá ser contratada até o dia 15 de setembro;
·         Até o dia 22 de setembro serão iniciadas as obras para a reforma da estrutura física do CIEPS Adélia Teixeira;
·         Até o dia 10 de outubro será resolvida por completo a situação dos terceirizados.
GESTÃO ESCOLAR – Foi firmado um acordo com a direção da escola que garante a participação dos estudantes através de uma comissão que acompanhará a compra de materiais para a escola e para a implementação dos laboratórios, bem como acompanhar todo o processo de gerenciamento dos recursos do caixa escolar.
Frente a situação apresentada os estudantes avaliaram que por hora os encaminhamentos que vem sendo tomados contemplam parte das reivindicações apresentadas. Decidiram ainda manter um voto de confiança no compromisso do Governo do Estado que através da Secretaria Estadual de Educação que se comprometeu a cumprir o cronograma apresentado. Decidiram então pela SUSPENÇÃO DA OCUPAÇÃO, AUTORIZANDO O REINICIO DAS AULAS A PARTIR DESTA TERÇA FEIRA 30 DE AGOSTO DE 2016. No entanto a mobilização continuará firme pois a luta por melhores condições de educação deve ser constante. Desta forma espera-se que os prazos apresentados pelo governo sejam cumpridos CASO CONTRÁRIO A OCUPAÇÃO SERÁ RETOMADA
Em tempo, os estudantes agradecem o apoio recebido de toda a sociedade que compreenderam, respeitaram e colaboraram com o movimento, seja através da doação de mantimentos e água ou das inúmeras outras formas de apoio que tornaram possível nossa luta.  

“ Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. ”

Paulo Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário